terça-feira, 11 de setembro de 2012

VESTIDA DE DIGNIDADE

“A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações” (Provérbios 31.25). 

William Hazlitt escritor inglês do século XVIII certa ocasião disse: "Aqueles para quem a roupa é a parte mais importante da pessoa acabam, geralmente, por valer tanto quanto a sua roupa." Já a famosíssima escritora britânica Virginia Woolf tinha razão quando disse: "Há muito sentido na idéia de que são as roupas que nos vestem, e não nós que as vestimos; podemos fazê-las pegar a forma dos braços ou do peito, mas elas moldam nossos corações, nossas línguas às suas tendências." De fato, não raras vezes, as roupas falam muito mais de caráter do que de beleza. Infelizmente, muitos valem tanto quanto um vestido. O texto sagrado acima se refere a “mulher virtuosa”. Os vestidos da mulher virtuosa não são encontrados nas melhores grifes do mundo. Os vestidos da mulher virtuosa não expõem dotes físicos, mas traços do seu caráter. A mulher virtuosa se veste de dignidade. Infelizmente, algumas mulheres hoje são notadas não pelo que vestem, mas pelo que não vestem. Com tristeza a mídia dia após dia tem estampado que o sonho de muitas mulheres não é desfilar na passarela da vida com o vestido da dignidade, mas se tornar “um pedaço de carne no açougue do exibicionismo”. Quem usa o vestido da dignidade não tem garantia de que será a nova estrela da novela global. Contudo, quem usa o vestido da dignidade tem uma promessa da parte do Senhor: “quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações”. Deus assegura o futuro de quem se veste com o vestido da dignidade. Muitas mulheres e homens estão se despindo para “garantir o futuro”, mas para quem veste o vestido, as roupas da dignidade o futuro sem preocupações está assegurado. Quem veste o vestido, as roupas da dignidade um dia poderá olhar para a filha ou o filho e repassar o mesmo vestido e as mesmas roupas que um dia foram de seus pais. Concordo com o escritor, padre e médico francês Renascentista François Rabelais: "Qual roupa usa, tais sentimentos tem."

ORAÇÃO: Querido Deus, não permitas que nenhuma outra vestimenta, senão a roupa da dignidade me atraia. Que as minhas vestimentas traduzam os traços de um caráter íntegro. 

Manoel Neto

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O SENHOR APRESSOU-SE EM LIVRAR-ME

APRESSA-TE, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. Salmos 70:1

Sábado passado conversando com um pastor amigo meu, que me falava a respeito da fundação da igreja a qual ele pastoreia, ele me disse algo que aconteceu com ele. Um dia ao findar do culto quando eles estavam de saída, foram abordados por três homens armados. O pastor, sua esposa e seus filhos foram mandados sair do carro. Ao sair do carro ele bradou bem alto; o Sangue de Jesus tem poder. Imediatamente os homens que iriam levar seu carro ordenou que tudo fosse parado, e perguntou ao pastor se eles eram crentes. O pastor ainda assustado com tudo aquilo falou; sim somos crentes. Então o chefe daquele grupo ordenou que tudo o que eles tinham pego fosse devolvido, inclusive o carro. Ao testemunhar os fatos a um irmão, havia um incrédulo que ouvia toda a conversa, e disse que não acreditava que foi Jesus quem os livrou naquele dia, e que só acreditava vendo.
O pastor para não ser deselegante, apenas ouviu aquelas palavras sem graça e muito menos de fé. Alguns dias depois, o incrédulo foi a um bar na cidade de Águas lindas, região com um alto indice de violência e que é mais conhecida como Entorno do DF. Ao parar seu carro, logo ele foi abordado por dois homens armados. Lembre-se que o Pastor e sua família estavam em risco, mas ele sabia que astava seguro, pois confiava em um Deus protetor. Ao contrário do pastor e sua família, esse homem estava sem proteção e sozinho e foi brutalmente espancado pelos dois homens. Não levaram seu carro, mas o danificaram bastante amassando a boa parte do veículo.
Quando o pastor soube desse acontecimento, ficou surpreso e lembrou-se das palavras daquele incrédulo que disse: "Não acredito que foi Jesus, eu só acredito vendo". Além de ter levado uma surra e ter seu carro parcialmente destruído, não acreditou que o Senhor Jesus poderia o ter livrado e o pior é que ele não viu o Senhor.
Observe, que o incrédulo além de duvidar da palavra de um servo de Deus, terminou sofrendo por causa de suas palavras. Um homem amparado por Deus anda de acordo com o que está escrito em ll Co 5:7 (Porque andamos por fé, e não por vista).

Mário Alves

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mais inferno... menos inferno

Para grande número de pregadores atuais, falar do inferno, mesmo com a Bíblia aberta, é indelicadeza, falta de sensibilidade, uma postura politicamente incorreta.

Chamou-me a atenção a seguinte frase, que expressa de modo preciso o lamento por essa infeliz situação:
“Se houvesse mais inferno no púlpito, haveria menos inferno na comunidade”.
Ou seja, se dos púlpitos saíssem mais alertas sobre o horror da condenação eterna, muitos seriam tocados e levados a fazer as pazes com Deus, através de Jesus Cristo.

Quem falou assim estava, é claro, revoltado com a infidelidade dos pregadores que mais fazem coceiras nos ouvidos da platéia do que realmente ensinam a Bíblia.
Um pequeno detalhe: esse homem de Deus viveu há quase 600 anos! Foi ninguém menos que o mártir tcheco John Hus, morto na fogueira em 1415.

Parece que sempre foi e sempre será fora de moda pregações sobre o inferno. Pastores (talvez com aspas) que, além de desobedientes a Deus, amam muito pouco os seus semelhantes.


Extraído do Ministério Falando de Cristo
Pr. Mauro Clark

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LITURGIA HOJE

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. I Corintios 14:40

Conversando com um amigo sobre a liturgia das igrejas nos dias de hoje, cheguei a seguinte conclusão.
1 - A impressão que tenho é de que a liturgia parece ter se tornado um ritual, ou melhor, uma regra onde nada pode ser mudado.
2- Tornou-se mais importante que o próprio dono da igreja, o Senhor Jesus Cristo. A liturgia foi criada para organizar o andamento de um culto. Defendo uma liturgia com ordem e decência, porem sou contra  uma liturgia longa e cansativa. Alguns membros cansam-se antes mesmo do início da tão esperada pregação da Palavra de Deus.
A maioria das igrejas tem reservado a maior parte do tempo para a liturgia, que são as aprentações de visitantes, o louvor e muitas outras coisas. Mas o fato é que o menor tempo é reservado para o mais importante que é a pregação da Bíblia.
3 - O culto hoje parece ter se tornado um lugar para exibições acadêmicas, uma vez que é a Palavra de Deus que deve ser exibida. 
Esse amigo me falou que foi a uma igreja onde a liturgia do culto era perfeita. O andamento do culto e sua liturgia eram tão bons, que sua conclusão era de que ali parecia ser o céu. Enquanto os pastores e lideres de igrejas se preocuparem mais com a liturgia do que a pregação da Palavra de Deus, seus púlpitos continuaram com mensagens fracas e nada convincente.
Sem dúvida a liturgia é importante no andamento de um culto. Sem liturgia o culto torna-se algo sem ordem e decência, e uma liturgia longa, pode transformar o culto cansativa e nada atraente.
É bem melhor ouvir entre quarenta e sessenta minutos de uma boa mensagem da Palavra de Deus, do que ficar a maioria do tempo sentando e levantando pra tudo que se faz dentro de uma igreja.

Mario Alves