domingo, 31 de maio de 2015

A ESPOSA PERFEITA!

Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor muito excede ao de finas joias. Pv 31:10  

Você já tentou imaginar a esposa perfeita?
Pode ser que sua fantasia tenha combinado o físico de uma estrela de Hollywood, a riqueza de uma corretora da bolsa de valores com enorme sucesso, as habilidades na cozinha e no cuidado com a casa de sua boa e velha mãe.
O rei Lemuel, por outro lado, não era propenso a fantasias . Ao fazer a descrição de uma esposa perfeita, ele pintou um quadro de uma mulher excelente em habilidades práticas.
E, surpreendentemente, sua esposa perfeita é uma mulher forte e bem-sucedida. Em vez de se prender a atrativos superficiais que podem desaparecer com o tempo, o autor se concentra nas características internas e imutáveis que tornam uma mulher virtuosa e nobre.
A esposa perfeita é digna de confiança. Eça ajuda o marido naquilo que ele faz e enriquece a vida conjugal de ambos. 
É uma negociadora habilidosa que trabalha duro, reconhece uma boa oportunidade quando a vê e usa suas muitas habilidades para levar sua família a ser feliz e viver com saúde. Levanta cedo, trabalha até a noite e alimenta os seus enquanto realiza complexas negociações.
Ela se importa com as necessidades físicas de sua família, mais também daqueles que estão fora de sua casa, estendo compaixão aos menos afortunados que ela.
E, no meio de tudo isso, ela tem os traços de caráter interior que seus filhos e seu marido elogiam: força, dignidade, sabedoria, e senso de humor.
De acordo com o rei Lemuel, a esposa perfeita não é uma modelo de passarela, nem uma serva humilde e tímida. Em vez disso, é uma mulher forte e habilidosa que coloca um toque de graça em tudo que faz.

Autor desconhecido



     

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O VALOR DA BONDADE!

"E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu avô, e tu sempre comerás pão a minha mesa." (2 Sm 9:7)

A narrativa bíblica do relacionamento de Davi e Mefibsete é uma das mais lindas. No pano de fundo da história, muito podemos aprender sobre o valor da bondade em nossa vida pessoal.
A triste história de Mefibosete é contada três vezes na Bíblia, todas em 2 Sm 4, 9 e 16:19.
Ele era filho de Jônatas e ficou com problemas ortopédicos depois de uma queda, ainda na infância.
Davi, ao se lembrar do pacto de amizade que fizera com Jônatas, procurou saber se havia alguém da descendência de seu amigo para honrar 2 Sm 9:1. Ficou sabendo da existência de Mefibosete, e então pediu que lhe trouxessem o jovem. Numa demonstração de bondade, convidou-o para sentar-se à mesa e lhe deu uma propriedade. Nesta história podemos aprender muitas lições da vida de Davi para aplicar as nossas e em todos os outros relacionamentos.
A primeira é o valor da palavra. Davi se lembrou do compromisso da palavra empenhada a Jônatas.
Devemos cultivar esta virtude. Devemos cumprir os compromissos assumidos. Se prometemos algo ao cônjuge, aos pais ou aos filhos, sendo para abençoar, devemos cumprir. 
Uma outra lição é a da fraternidade. 
Davi convidou Mefibosete para sentar-se à mesa e desfrutar, não somente da alimentação, mas do companheirismo.
Neste gesto, podemos ver a bondade no coração deste homem, que é conhecido segundo o coração de Deus. Ser bondoso, convidar para a vida de fraternidade deve ser algo sempre cultivado em nossa vida.
Em seguida, Davi oferece uma terra a Mefibosete, e com isso nos ensina o valor da liberdade, de dar dignidade àquele homem que já havia sofrido tanto com sua baixa autoestima.
Por último quando chegou a Jerusalém, depois da rebelião de Absalão, Davi demonstrou novamente uma atitude nobre. Revelou a contradição entre Ziba e Mefibosete e optou pelo convívio harmonioso. 

Exercer a bondade é sempre a melhor opção!
Pense nisso!!!


Gilson Bifano