sábado, 8 de agosto de 2015

O AMOR COMPLETO DE DEUS

E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Mateus 10.30
Pouco depois que minha filha Gracie fez 3 anos, ela iniciou uma quimioterapia. Eram necessários seis meses de tratamento para ajudá-la a combater uma forma rara de câncer no olho. Contemplando o que vinha pela frente, fiquei paralisada pelo medo. Como isso poderia estar acontecendo? Perguntava-me. "Por que minha filha?" Perguntei a Deus. Pouco depois de seu primeiro tratamento, o cabelo de Gracie começou a cair. Fiquei arrasada quando ela me estendeu um chumaço de longos cachos louros. "Ajude-me a confortá-la", pedi calmamente a Deus. "Não consigo fazer isso sem o Senhor." No mesmo instante, uma espantosa calma tomou conta de mim. Lembrei-me de Mateus 10.30. O amor de Deus por Gracie é tão completo que "até os cabelos todos [de sua] cabeça estão contados". Abracei Gracie e escovei amorosamente seus cabelos. Enquanto mais fios caíam, assegurei-lhe de que Deus sabe de tudo o que está acontecendo conosco. Não importa o que estamos atravessando, Deus está conosco, abraçando-nos, como eu a abraçava. Hoje, anos mais tarde, quando escovo os longos cabelos louros de Gracie, lembro-me do amor de Deus. Quando leio as Escrituras, vejo que podemos confiar nEle. Jesus diz que Deus está consciente de tudo que acontece até com os passarinhos. Seja o que for que estejamos vivendo, seja doença, solidão ou separação, Deus está conosco. Deus nos valoriza tanto que sabe até a quantidade de fios de cabelo que há em nossa cabeça, ou seja conhecer ou solidarizar-se em cada momento que passamos na vida.
Oração: Graças, ó Deus, por nos amparares nos momentos difíceis. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Deus valoriza tudo quanto diz respeito à nossa vida, mesmo que seja um fio de cabelo.

Angela Pisel (Carolina do Norte, EUA)

UM GRITO EM BUSCA DE ALÍVIO!

“O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração”. Sl 6.9


Este é o primeiro de sete salmos "penitenciais" no que o escritor humildemente se dá conta do problema em que está. Ele expressa sua dor por isso, e demonstra um renovado propósito de permanecer perto de Deus. Independente da causa, ele procura Deus para assim obter o perdão. Eis aqui um quadro vivo do homem que se encontra em calamitosa angústia por causa de severa enfermidade. Embora o salmista se refira aos seus inimigos, está em primeiro lugar clamando por alívio para a sua doença. A menção que faz da ira divina prova que ele imagina o seu sofrimento como resultado do pecado. As expressões nos versos 1 e 2: “não me repreendas”, “nem me castigues”, “tem compaixão de mim” mostram o reconhecimento do aspecto disciplinar do sofrimento. O escritor não nega sua culpa, nem proclama sua inocência. Seu castigo deve ser interrompido para que seu corpo emaciado possa ser restaurado. Tudo o que pode fazer é lançar-se sobre a misericórdia de Deus. O salmista claramente percebe que o livramento deve vir de fora, pois ele mesmo é inteiramente insuficiente. Assim como o salmista, devemos ser sinceros com Deus mesmo que estejamos cheios de irritação e desilusão. Esses sentimentos quando guardados a alimentados resultam em pelo menos uma ação exterior: atos precipitados; e outra interior: depressão. E como exercício da nossa confiança em Deus não devemos nos colocar como vítimas das circunstâncias, nem nos ver afligidos pela culpabilidade do pecado. Quando formos sinceros com Deus, Ele mesmo nos ajudará a tirar foco de nós mesmos, e nos apresentará a sua misericórdia por meio do seu filho Jesus. I Jo 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Rm 5.20 ainda diz: “Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus”. Quando Deus nos promete que nos perdoará, nós insultamos sua integridade quando recusamos aceitar o perdão. Os versos 6 e 7 apontam que embora a natureza de sua enfermidade esteja oculta, não há dúvida que sua tristeza é real e seu sofrimento intenso. Ele tem de suportar os insultos dos seus inimigos em aditamento à sua desgraça. Mas nos versos finais, ele, por conhecer o Senhor, sabe que o Senhor o ouviu. Dessa forma, prediz que todos os seus inimigos retrocederão porque Deus assumiu o comando. Que a nossa oração seja para que Deus nos dê a capacidade de enxergarmos a sua misericórdia e graça mesmo em meio às dificuldades da nossa alma. Só conseguiremos fazer isso quando realmente entendermos, por meio de sua Palavra, a dimensão profunda do significado do sacrifício de Jesus lá na cruz.


André Ramos

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

QUANTAS VEZES!

Tem compaixão de mim, Senhor, porque eu me sinto debilitado; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão abalados. Sl 6:2





Quantas vezes nós pensamos em desistir,deixar de lado o ideal e os sonhos;
Quantas vezes batemos em retirada com o coração amargurado pela injustiça;
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir;
Quantas vezes sentimos solidão, mesmo cercado de pessoas;
Quantas vezes falamos sem ser notados;
Quantas vezes lutamos por uma causa perdida;
Quantas vezes voltamos para casa com a sensação de derrota;
Quantas vezes aquela lágrima teima em cair, justamente na em que precisamos parecer fortes.
Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de forças, um pouco de luz, e a resposta vem, seja lá como for, um sorriso, um olhar, um cúmplice, um cartãozinho, um bilhete um gesto de amor. E insistimos.
Insistimos em prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser.
E Deus insiste em nos abençoar, em nos mostrar o caminho.
Aquele mais difícil, mas complicado, mas bonito.
E nós insistimos em seguir.
PORQUE TEM UMA MISSÃO...
SER FELIZ!

Autor desconhecido

terça-feira, 4 de agosto de 2015

AMIZADES

[Jesus disse:] "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Mt 28.20 

Enquanto almoçávamos numa lanchonete, escutei uma conversa entre duas garotas da escola. ― "Deletei" a Jéssica ―, começou uma delas. ― Sério? ― veio a resposta chocada de sua companheira. ― Desta vez ela pisou mesmo na bola. Nossa amizade acabou de vez. Aparentemente, o ato de "deletar" alguém de uma lista de amigos em uma rede social da internet se tornou tão comum que o termo deletar agora está incluído nos dicionários. É uma pena que os amigos possam ser postos de lado sem nada mais que alguns toques num teclado de computador. Por vezes, todos nós tropeçamos em nossos atos, apesar de nossas boas intenções. A compreensão de um bom amigo muitas vezes nos ajuda a retomar o caminho certo. Ao contrário das pessoas, porém, Deus jamais vai nos deletar. Temos seu perdão, amor e graça independentemente de nossas circunstâncias ou atos. Todos nós cometemos erros. Ninguém é perfeito. Mesmo quando cometemos erros ou pecados deliberadamente, Deus promete nos amar incondicionalmente. Seus braços carinhosos permanecem abertos, esperando-nos por toda a eternidade.
Oração: Graças, ó Deus, por Teu amor constante e por Tua amizade inabalável. Em nome de Jesus. Amém.
Pensamento para o dia: Nosso Deus amoroso jamais vai nos "deletar".
Monica A. Andermann (Nova York, EUA)