quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ABUSO DE PODER

“Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más.” (Rm 13:3).

Foi matéria do dia 31/08/2011 no site http://www.globo.com: “Aluna da Mackenzie se diz humilhada por receber de professor, um procurador de Justiça, ameaça de dar voz de prisão quando a moça questionou o método de ensino dele”.
A discussão foi no curso de direito da Universidade Mackenzie, em São Paulo. De acordo com a estudante, o professor não gostou da observação dizendo que ela não tinha capacidade para avaliar sua aula. Quando a estudante contou que ia procurar a coordenação do curso, o professor a ameaçou com essas palavras: “nesse momento, eu não me dirijo mais como professor, mas como Procurador de Justiça. Não me dirija mais a palavra senão eu te dou voz de prisão”.
Edmund Burke tinha razão quando disse: “Quanto maior o poder, mais perigoso é o abuso”. No texto bíblico acima Paulo escrevendo aos Romanos diz que “os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más”. Infelizmente algumas autoridades têm usado o poder não para fazer o bem, mas para intimidar e maltratar pessoas. O poder deveria ser usado para afugentar o mal, mas nunca para humilhar as pessoas, especialmente as mais simples. Fujamos desse mal.

ORAÇÃO: Querido Deus, livra-me de usar qualquer forma de autoridade para maltratar as pessoas.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários