quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CUIDADO COM OS DISFARCES

"E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo. E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse-lhe ele: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas" (1 Reis 14:2,6). 

 Entre os astros de Hollywood ou celebridades nacionais é comum o disfarce. No mínimo isso é uma grande incoerência, pois esses mesmos astros ou celebridades quando eram anônimos faziam de tudo para serem reconhecidos pela crítica e principalmente pelo público. Depois que ganham fama e muito dinheiro passam a desprezar com disfarces, alguns ridículos, justamente àqueles que os levaram ao estrelato, ou seja, o povão. É comum celebridades inventarem mil formas de evitar os fãs. Usar disfarces não ficou somente para astros e celebridades. No texto sagrado acima Jeroboão que ansiava ser rei em Israel dá ordens a sua esposa para que ela se disfarçasse e procurasse o profeta, um de homem de Deus. Sobre esse episódio há lições preciosas. Vejamos algumas: Primeira, como é triste quando a motivação para usarmos disfarces parte de nossa própria casa. Foi o próprio marido quem incentivou a esposa a usar disfarces. Muitos dentro da própria casa estão incentivando entes queridos a usarem disfarces. Segunda, Jeroboão usa a própria esposa para seus interesses. É lamentável, mas isso ainda continua acontecendo com muita frequência. Maridos usando esposas, pais usando filhos, filhos usando pais. Terceira, Jeroboão expõe a esposa diante do homem de Deus. Que tristeza quando pessoas tão perto de nós nos expõem; Quarta, a esposa de Jeroboão se presta a ser quem ela não é. A esposa de Jeroboão tipifica àquelas pessoas que já perderam o amor próprio. A esposa de Jeroboão abre mão de ser ela mesma por causa do marido; Quinta, Jeroboão esqueceu que podemos enganar todos, menos Deus. O disfarce da esposa de Jeroboão poderia enganar todos, exceto Deus. Não podemos nos disfarçar diante de Deus. Sexta, as notícias não são boas para quem usa disfarces, nem para quem apóia os disfarçados. São essas as palavras do profeta da parte de Deus: “Pois eu sou enviado a ti com duras novas". Quem usa disfarces não receberá boas notícias. Sétima, a esposa de Jeroboão pensava que estava indo ao encontro do profeta, mas era o profeta que já estava vindo ao seu encontro. Quem usa disfarces marca um encontro com Deus.

ORAÇÃO: Querido Deus, dá-me forças para resistir àqueles que querem que eu viva uma vida de mentiras. Livra-me dos disfarces. Que a minha vida seja marcada pela sinceridade. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários