sexta-feira, 22 de junho de 2012

DEUS SE AGRADA DA SINCERIDADE


“E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu” (I Crônicas 29:17). 

 O que fazer para agradar a Deus? Alguns poderiam simplesmente dizer que para agradar a Deus precisamos ser religiosos. Em alguns círculos religiosos a lista para agradar a Deus pode ser enorme. Alguém poderia dizer que para agradar a Deus precisamos orar, ler a Bíblia, jejuar, dar esmolas, abster-se de álcool, cigarros, drogas. Alguns ainda poderiam ir além e dizer que para agradar a Deus precisamos viver como eremitas, isto é, viver sem nenhum tipo de relacionamento ou mesmo sem participar de nenhuma atividade cultural, artística, política, entre outras. As palavras do texto sagrado acima fazem parte da oração de Davi em louvor a Deus por ocasião das ofertas levantadas para construção do templo. No texto Davi deixa claro que Deus se agrada da sinceridade. A sinceridade alegra o coração de Deus. A pessoa sincera alegra Deus. Lamentavelmente muitas pessoas podem até orar, ler a Bíblia, jejuar, dar esmolas, não beber, não fumar, mas não são sinceras. A sinceridade é uma virtude que nasce no coração e se exterioriza em ações práticas. No entanto, muitos podem praticar ações vistas a olho nu como virtudes, mas praticadas por pessoas que não são sinceras. Alguém já disse que “ser sincero é não apenas falar a verdade, mas agir com sinceridade”. Num belo aforismo Mark Baker traduz bem essa verdade: “Não confundam a sinceridade com a verdade; vocês podem estar sinceramente errados”. Sem ser tão poético poderia dizer que alguns falam e fazem o que é certo, mas não com sinceridade. “Bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações”. Com essas palavras Davi tinha plena consciência que não podia enganar a Deus com suas ações religiosas. Davi não barganhava com Deus dando ofertas. As ofertas dadas por Davi para construção do templo foram fruto de sua sinceridade. Eis suas palavras: “na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas”. Por isso declara acerca de Deus: “da sinceridade te agradas”. Que possamos, à semelhança de Davi, agirmos com sinceridade sabendo que Deus “prova corações”.

ORAÇÃO: Querido Deus, eu quero alegrar o teu coração com ações de um coração sincero. Livra-me de praticar ações certas com motivações erradas, antes que minhas devoções sejam fruto de um coração sincero. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários