segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LITURGIA HOJE

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. I Corintios 14:40

Conversando com um amigo sobre a liturgia das igrejas nos dias de hoje, cheguei a seguinte conclusão.
1 - A impressão que tenho é de que a liturgia parece ter se tornado um ritual, ou melhor, uma regra onde nada pode ser mudado.
2- Tornou-se mais importante que o próprio dono da igreja, o Senhor Jesus Cristo. A liturgia foi criada para organizar o andamento de um culto. Defendo uma liturgia com ordem e decência, porem sou contra  uma liturgia longa e cansativa. Alguns membros cansam-se antes mesmo do início da tão esperada pregação da Palavra de Deus.
A maioria das igrejas tem reservado a maior parte do tempo para a liturgia, que são as aprentações de visitantes, o louvor e muitas outras coisas. Mas o fato é que o menor tempo é reservado para o mais importante que é a pregação da Bíblia.
3 - O culto hoje parece ter se tornado um lugar para exibições acadêmicas, uma vez que é a Palavra de Deus que deve ser exibida. 
Esse amigo me falou que foi a uma igreja onde a liturgia do culto era perfeita. O andamento do culto e sua liturgia eram tão bons, que sua conclusão era de que ali parecia ser o céu. Enquanto os pastores e lideres de igrejas se preocuparem mais com a liturgia do que a pregação da Palavra de Deus, seus púlpitos continuaram com mensagens fracas e nada convincente.
Sem dúvida a liturgia é importante no andamento de um culto. Sem liturgia o culto torna-se algo sem ordem e decência, e uma liturgia longa, pode transformar o culto cansativa e nada atraente.
É bem melhor ouvir entre quarenta e sessenta minutos de uma boa mensagem da Palavra de Deus, do que ficar a maioria do tempo sentando e levantando pra tudo que se faz dentro de uma igreja.

Mario Alves



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários