domingo, 9 de dezembro de 2012

NÃO PISE NO MEU CALO

“E disse Lameque [...] escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou” (Gênesis 4.23). 

Você já ouviu ou pronunciou a frase: “não pise no meu calo”. Quem pronuncia essa expressão está mandando um recado: “não me ofenda, pois do contrário você sofrerá as consequências”. No texto acima um homem chamado Lameque se vangloria por ter matado um rapaz só porque ele pisou no seu pé. Lameque era adepto da filosofia “Pisa. Mas quando eu levantar, corre”. Lameque é o segundo assassino mencionado na Bíblia. O primeiro foi Caim. Lameque é um exemplo a não ser seguido por algumas razões. Vejamaos: Primeira, Lameque se vangloria de ser um homem violento. Lameque tem prazer em alardear sua violência. Leia novamente suas palavras: “escutai o que passo a dizer-vos: Matei”. Lameque não conhecia as palavras do historiador, escritor, filósofo e político italiano Benedetto Croce: “A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora”. Segunda, Lameque banaliza a vida humana. Para Lameque as pessoas não valiam nada. A violência é a demonstração mais vil de que a vida humana não tem valor. Matar um jovem por causa de um pisada no pé é não ter nenhum respeito á vida humana. Terceira, Lameque não gosta de sentir dor, mas fere as pessoas. Lameque não gosta de ser pisado, mas pisa as pessoas. Lameque tipifica aquelas pessoas que não gostam de ser machucadas, mas têm prazer em machucar os outros. Quarta, Lameque é avesso ao perdão. Lameque não conhece a palavra perdão. Perdão é uma palavra desconhecida no vocabulário de Lameque. Infelizmente, muitos à semelhança de Lameque preferem retribuir a ofensa na mesma intensidade ou em grau superior do que liberar perdão. Alguém pode rapidamente dizer que não tem nada a ver com Lameque, afinal nunca matou ninguém. No entanto, o professor espiritualista Eknath Easwaran disse com propriedade que “existem três tipos de violência: um, pelos nossos atos; dois, pelas nossas palavras; e três, pelos nossos pensamentos”. O apóstolo João foi mais contundente quando disse: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino” (João 3:15). Tornamo-nos semelhantes a Lameque quando não perdoamos, antes odiamos ao nosso irmão. Da próxima vez que alguém “pisar no seu calo” há duas maneiras de reagir: como Lameque ou perdoando.

ORAÇÃO: Querido Deus, livra-me de reagir as “pisadas no calo” com violências, antes que as “pisadas no calo” sejam a oportunidade para exercício do perdão. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários