quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FOI DADA A LARGADA

“Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos” (Salmo 119:5,6).





Primeiros dias de janeiro de 2013. Foi dada a largada. Faltam apenas 363 dias para se findar 2013. Como chegaremos em 31 de dezembro de 2013? Espero que você e eu não tenhamos desperdiçado os primeiros dias deste ano.
No texto acima a palavra “então” recebe a função de conjunção coordenativa conclusiva. O salmista conclui seu argumento dizendo: “Então, não terei de que me envergonhar”. A conclusão a que chega o salmista no texto é: “não serei envergonhado”. O que garante chegar ao final da caminhada em 31 de dezembro e dizer como o salmista “não terei de que me envergonhar”? Vejamos algumas dicas preciosas no texto:
Primeiramente, pise em terreno firme. No texto fica claro que o salmista tem um desejo: “Tomara sejam firmes os meus passos”. O salmista tinha um desejo: andar por terreno firme. O salmista não desejava uma vida vacilante. Desejar ter passos firmes é o primeiro grande passo para não deixar um rastro de vergonha. Tudo começa com o desejo de andar sem vacilar. Espero que seja esse também o seu desejo para o ano de 2013: andar por terreno firme. Cuidado por onde você pisará no ano que se inicia. Cuidado com os caminhos lamacentos. Cuidado com as estradas movediças.
Em segundo lugar, observe o que diz a Palavra de Deus. O desejo do salmista de pisar em terreno firme ganha corpo quando ele passa a observar os preceitos do Senhor. Desejar ter passos firmes e pisar em terreno firme e colocar a Palavra de Deus à margem é, no mínimo, insensatez, pois é na palavra de Deus que encontraremos orientações para caminhar a passos firmes por terrenos planos. Se você deseja andar a passos firmes e pisar em terreno plano no ano que se inicia atente ao que diz a Palavra de Deus. Detalhe: note a expressão: “todos os teus mandamentos”. Não adianta observar apenas alguns preceitos. Não adianta obedecer alguns mandamentos e negligenciar outros. Se você deseja chegar ao final de 2013 andando a passos firmes, pisando em terreno plano e não ter do que se envergonhar, obedeça a Palavra de Deus por completo. Não faça concessões.
Em terceiro lugar, dê o primeiro passo hoje mesmo. Saber a direção a seguir e não dar o primeiro passo é insensatez. Infelizmente, muitos sabem o caminho certo a seguir, mas os passos marcham na contramão da Palavra de Deus. Não espere para amanhã para dar os primeiros passos. Não espere para amanhã para pisar em terreno plano. Comece hoje mesmo a observar e a considerar o que diz a Palavra de Deus. Comece hoje mesmo a observar e a considerar que a Palavra de Deus é “lâmpada para os seus pés e luz para seu caminho”. Não espere para os próximos dias do ano de 2013. Comece hoje, afinal faltam duas horas para se findar o segundo dia do ano.
Por fim, há uma promessa extraordinária no texto para aqueles que observarem essas simples dicas. Não se trata de chegar ao final de 2013 rico, ou com todos os sonhos realizados, não se trata de chegar ao final de 2013 ovacionado pelas pessoas, não se trata de um ano isento de problemas. No texto, há uma promessa para àqueles que observarem e considerarem os caminhos do Senhor estabelecidos na sua Palavra. Há uma promessa para àqueles que trilharem os caminhos do Senhor. Para esses a promessa é: “não terei de que me envergonhar”. Não há riqueza maior para alguém do que chegar ao final da vida e dizer que não tem do que se envergonhar, pois pisou em terreno firme, trilhou os santos e retos caminhos do Senhor.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários