domingo, 27 de janeiro de 2013

RAINHA-MÃE

A rainha mãe, por causa das palavras do rei e dos seus senhores, entrou na casa do banquete, e respondeu, dizendo: Ó rei, vive para sempre! Não te perturbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante. Daniel 5:10

Por volta a do ano 539 a. C. aconteceu que uma mulher cujo o nome a Bíblia não relata, colocou-se na presença de um homem que tremia de tal maneira, que seus joelhos batiam um no outro e suas pernas tremiam de tanto medo. Era Belsazar rei da Babilônia. 
Belsazar tinha visto uma mão humana escrevendo seu destino na parede mais iluminada do palácio. Sem saber qual seu significado e com muito medo do que vira, resolve chamar aos gritos seus encantadores, astrólogos e adivinhos do seu reino. Veja o que a Bíblia diz nos versos 8 e 9: Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação. Então o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se-lhe o semblante; e os seus senhores estavam sobressaltados. Dn 5:8-9
Diante de uma situação apavoradora para Belsazar e toda aquela gente importante, surgi uma mulher "anônima" apenas conhecida como rainha-mãe. Macarthur relata em um de seus comentários que possivelmente, ela era uma esposa ou uma filha de Nabucodonozor. Se era filha dele, era esposa de Nabonido, que foi corregente com Belsazar. Ela como Nabucodonozor no cap. 4, confiava em Daniel (vs 11,12). Apenas isso é o que sabe-se a respeito dessa mulher. 
O que me chama a atenção nessa "anônima", é que provavelmente ela também não cria no Deus de Daniel. Pode ser, que pelo fato dela ter convivido diretamente com Nabucodonozor na posição de uma de suas esposas ou filha, ainda quero acreditar que ela assim como o antigo rei possa também ter se convertido.
Sabedora de que Daniel servia ao Deus dos Céus e que Ele através de seu servo, poderia revelar o significado da escrita da parede ao rei. Ela resolve entrar na sala do banquete sem ser chamada e nem convidada, colocando em risco sua própria vida. Observe que ela não perdeu a oportunidade de falar que alguém poderia o ajudar. Talvez ela mesmo não conhecia o Senhor pelo o que ela mesmo falou no versículo 11: Há no teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores; Daniel 5:11. Apesar dessas palavras, ela sabia que alguém tinha autoridade para revelar a visão do rei. Daniel foi lembrado por alguém que provavelmente não conhecia o Senhor. Mas, foi através de uma "anônima" crente ou não que o Senhor colocou Daniel na presença do rei para mostrar qual o significado da escrita na parede e dar a sua sentença. 

Mário Alves

MMas, de repente apareceram dedos de mão humana que começaram a escrever no reboco da parede, da parte mais iluminada do palácio real. O rei observou a mão enquanto ela escrevia.
Daniel 5:5

Um comentário:

Comentários