domingo, 24 de fevereiro de 2013

ÂNIMO SINCERO

“Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero;” (2 Pedro 3:1) 

É possível alguém possuir ânimo insincero? Pelas palavras do apóstolo Pedro sim. Já nos dias do apóstolo Pedro as pessoas viviam sem esperança. O contexto histórico da segunda carta do apóstolo Pedro era de apostasia, lutas, perseguições, tribulações. Todas essas dificuldades e obstáculos tinham arrefecido a esperança e o ânimo das pessoas. No texto há lições preciosas. Vejamos algumas: Primeira, Pedro se refere a esses desanimados, sem esperança, com ânimo insincero como “amados”. Vivemos dias em que as pessoas são descartadas como mercadoria estragada se não se enquadrarem dentro de um padrão. Pedro nos ensina a amar mesmo aqueles que estão desanimados com a vida. Amar os desanimados é o primeiro passo para reanimá-los. Segunda, Pedro não desiste daqueles com ânimo insincero. Note o que diz o apóstolo: “escrevo-vos agora esta segunda carta”. Já era a segunda carta que Pedro escrevia a seus irmãos com o intuito de despertar ânimo sincero. Desistimos com facilidade das pessoas. Com facilidade as pessoas desistem daqueles que não conseguem se reanimar. Precisamos aprender com o apóstolo a não desistir das pessoas. Precisamos insistir com aqueles que estão desanimados. Terceira, Pedro se apresenta como instrumento para reanimar aqueles que estavam desanimados, com ânimo insincero. Lamentavelmente vivemos dias de egoísmos. Vivemos dias de enclausuramentos. As pessoas estão interessadas em seus próprios prazeres. O hedonismo, a religião do prazer, a cada dia cresce o número de seus adeptos. Quarta, Pedro exorta as pessoas com ânimo insincero. Note as palavras do apóstolo: “desperto com exortação o vosso ânimo sincero”. O que significa exortar? Exortar significa animar, incentivar, estimular. Contudo, exortar também significa advertir, admoestar. Pedro adverte seus leitores. A advertência é um ato de amor. Na advertência muitas vezes precisamos falar aquilo que as pessoas não querem ouvir. Muitas pessoas para terem seus ânimos reanimados precisam ser confrontadas com verdades. Que sejamos, à semelhança de Pedro, instrumentos de Deus para reanimar corações desfalecidos. Que sejamos usados por Deus para despertar ânimo sincero nas pessoas.  

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a ser usado por ti para ser bênção na vida daqueles que estão desanimados, sem esperança. Põe na minha boca a palavra certa para reanimar corações. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários