sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUAL O CUSTO DA AUTORIDADE?

E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. Lc 22:25-27

O egoísmo é epidêmico em nossos dias. Nossa cultura nos ensina, desde os primeiros dias de vida, a procurarmos ser o número um, a ser mimados e a incentivar a autorrealização, o autoconhecimento e a autoestima. Como resultado, tornamos-nos egocêntricos, interessados em nós mesmos e voltados para o próprio umbigo. Também somos extremamente infelizes em nós mesmos. A razão disso, segundo o psicólogo Paul Kellermam, é que " o único caminho para a felicidade e a satisfação genuínas é o serviço prestado aos outros.
Somente quando damos de nós mesmos é que conseguimos nos encontrar de verdade".
A história como um todo contradiz a ênfase que nossa sociedade dá ao autoserviço e à autossatisfação. Podemos aprender algumas excelentes lições sobre serviço e valor ao observar a vida e a obra de homens que colocaram os interesses dos outros acima dos seus, que colocaram a segurança dos outros acima da própria. Compare a vida de um homem como George Washington, Patrick Henry, John Quincy Adams, Abraham Lincoln e Teddy Roosevelt com nossa obsessão moderna pelo eu. O enorme contraste se torna visível muito rapidamente.
A cultura contemporânea nos chama a "nos encontrarmos" quando nos voltamos para dentro. Ela nos seduz a "satisfazer a nós mesmos" a sermos "verdadeiros com nosco". Mas aqueles heróis resistiam ao canto da sereia da autoexaltação. Lutaram pela justiça, cuidaram do necessitado, trabalharam pela misericordia, alimentaram o faminto e resgataram o perdido. Suas maiores realizações foram resultado de ser serviço - a chave para o valor, o sucesso e até mesmos a autoridade.
Os sociólogos identificam um elo entre o serviço à sociedade e a autoridade social. Aquele que satisfaz as necessidades das pessoas obterá a lealdade delas. Os administradores de muitas de nossas instituições de serviço social entendem muito bem esses conceito de desenvolvimento social. Como resultado dos direitos a seus discípulos, a verdadeira autoridade é alcançada quando servimos aos outros em humildade.
Infelizmente, muitos de nóss não compreendemos por completo a ligação entre caridade, misericordia, bondade e autoridade. Não entendemos plenamente qual autoridade vem por meio do serviço.

James Robison

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários