segunda-feira, 22 de junho de 2015

ATOS NO CORAÇÃO 5/7 - ANTES RELIGIOSO!

"Eu sou judeu, nascido em Tarso, cidade da Cilícia, mas educado aqui em Jerusalém por Gamaliel,  a cujo pés aprendi a seguir muito cuidadosamente as nossas leis e costumes judaicos. Tornei-me muito zeloso honrando a Deus em tudo que fazia, tal como vocês procuram fazer hoje. At 22:3


Após vinte e dois anos Paulo encontra-se em Jerusalém falando a um povo altamente religioso. Nascido em território romano e educado em Jerusalém por Gamaliel, fariseu e mestre da lei,  Paulo em sua defesa, pela primeira vez fala a seus mestres e a seus irmãos judeus quanto ao que o Senhor o fizera. Cuidadosamente Paulo fala como era zeloso com as coisas de Deus. Assim como um bom religioso da época perseguia os cristãos e muitas vezes até a morte. Conhecemos a história de Paulo e a forma como perseguia a Igreja! Mas essa religiosidade acaba quando Paulo na mais famosa perseguição contra a igreja encontra-se com o Senhor da igreja.  
No relato da conversão de Paulo, descobrimos um detalhe adicional sobre sua vida: ele fora instruído por Gamaliel, o grande estudioso rabínico. Mas a respeito de seu antigo prestígio, ele rapidamente admitiu sua situação desesperadora quando Cristo lhe apareceu em meio a uma luz cegante. 
Guiado por outras pessoas Paulo fica cego por alguns dias. Mas, o que me salta aos olhos, é a maneira em que Paulo foi liberto da cegueira religiosa em que vivia. Cego por um tempo, reconhece que os dogmas e os ensinamentos do mais alto escalão religioso tinha caído por terra. 
Felizmente, nem todos precisamos de um evento tão dramático para forçar a entender a necessidade que temos de Deus. Contudo, todos precisamos perceber que, sem Ele, assim como Paulo não podemos superar nossa cegueira espiritual.  Essa ocasião importante foi um divisor de águas para Paulo. Desse momento em diante, o Senhor redirecionou completamente o rumo de sua vida. 
Assim como Paulo foi liberto da religiosidade de uma forma extraordinária, assim nos também fomos libertos de dogmas, crenças, costumes, e libertos do pecado e da morte. 
Quando entregamos nossa vida ao Senhor, devemos assim como Paulo colocar de lado o orgulho pecaminoso e nos dispor a seguir o Senhor por onde quer que Ele nos conduza. Então Ele poderá mudar o rumo de nossa vida para cumprir os planos que tem para nós. 
Nunca esqueçamos que Paulo quando cego espiritualmente, conhecia a Deus através de uma religiosidade cheia de falhas, dogmas e perseguidora. Graças ao Senhor Jesus, a religiosidade que nos segava antes foi retirada de nós pela graça. Pense nisso!



Mário Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários