sábado, 8 de outubro de 2011

CARACTERÍSTICAS DE UM SANTO HOMEM DE DEUS - PARTE 2/2


 “Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus” (II Reis 4:9)

SEXTA: Um santo homem de Deus busca formas de abençoar as pessoas que são bênçãos em sua vida. Não se encastela em sua redoma. “Que há de se fazer por ti”, “haverá alguma coisa de que se fale a teu respeito ai rei, ou ao seu comandante?” (II Rs 4:13). Um santo homem de Deus é grato. A Sunamita abençoou a Eliseu e o profeta sempre foi grato por isso. Nada mais triste do que um profeta ingrato!
SÉTIMA: Um santo homem de Deus é instrumento de Deus para transformar o amargo em doce. A morte em vida. A esterilidade em frutos. Sofrimento em alívio. Fome em abundância. Ver II Rs 2: 19-22 e 4:1-8; 42-44). Um santo homem de Deus é instrumento de Deus para mudar situações impossíveis.
OITAVA: Um santo homem de Deus tem discernimento espiritual. Enxerga a dor das pessoas. Enxerga a angústia de alma. Enxerga a soberba. Enxerga a providência de Deus em meio às adversidades. Ver II Rs 4:25-27, 42-44; 5:11-13). Coisa triste quando um homem de Deus confunde a dor de alma! No primeiro capítulo de I Samuel temos um caso triste em que o sacerdote Eli confunde a tristeza da alma de Ana com embriaguez.
NONA: Um santo homem de Deus não se desespera diante dos inimigos, pois sabe a quem serve. Mesmo em meio ao cerco do inimigo, mesmo encurralado enxerga os exércitos de Deus a seu favor, ver (IIRs 6:17).
DÉCIMA: Um santo homem de Deus leva os mortos para o quarto. Ao chegar na casa da Sunamita Eliseu leva o menino para o quarto. Há uma luta. Há uma identificação olho com olho, boca com boca. Há vestígios de vida, mas Eliseu não se contenta. Ele agoniza para ver o menino ressuscitado. Ver 4:33-35). Um santo homem de Deus não descansa enquanto a vida não chega onde a morte impera.
Em II Reis 13:14,20,21 há um relato interessantíssimo. “Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés”. Que Eliseu foi bênção em vida o texto sagrado atesta isso, mas Eliseu continuou sendo bênção mesmo depois de sua morte. Depois da morte Eliseu continuou abençoando. Depois de 2800 anos Eliseu continua falando. Um santo homem de Deus vive de tal maneira que mesmo depois que morrer se alguém se encostar na sua história será abençoado. Será que a nossa história inspirará pessoas a viverem?

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a refletir as características de Eliseu. Que a expressão “homem de Deus” não seja apenas nomenclatura, mas que por meio de minhas atitudes isso seja uma realidade.  

Pr. Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários