domingo, 2 de outubro de 2011

Vida moldada


     E disse: Um certo homem tinha dois filhos; E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. Lucas 15:11-13

     Parábola, originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo ... Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais...

     Na  parábola do filho pródigo, encontramos pessoas que tinham conhecimento de Deus, mas, alguns deles não tinham suas mentes moldadas por Ele. Encontraremos um jovem sendo moldado. Talvez, pela maneira mais dura de aprendizado. “Com o mundo”. Encontramos também um homem que tinha a sua mente moldada pelo Espírito Santo, e que tinha um jeito todo especial de ver o mundo, porque a sua mente era conformada com o ponto de vista de Deus.  E também alguém que achava ter sua mente moldada, mais vemos que com suas palavras mostra-se ser ainda um vaso a ser moldado. Falaremos apenas de uma dessas pessoas.
     O filho chamado pródigo, chega ao pai e pede a parte que lhe cabe. O pai, sem questionar da a ele a parte que lhe cabe. Mas, a intenção desse jovem era de viver longe de seu pai, longe de sua família e longe de Deus. Muda-se para uma terra distante e lá dissipa todo seu bem, levando uma vida dissoluta. V13  O  cenário da vida desse jovem é completamente mudado pela sua escolha. Seu ponto de vista era mundano, sua vida era sim, moldada, mas pelo mundo, pela vontade de ver como é o mundo longe dos caminhos de Deus! “Creio que aquele pai ensinou seus filhos no caminho em que eles deveriam" Pv 22:6  Mas, esse moço começa ter sua vida moldada. Sabe como?
    Primeiro pelo mundo: V 14,15,16, e você sabe onde lemos a respeito do perigo das riquezas? Mt 19:23-30. Mas há uma outra passagem que também fala a respeito desse perigo.Pv 30:7-10
     Mas, esse moço começa a ter sua vida moldada por Deus à partir do V 17. Jesus fala que o jovem caindo em si: ou seja,  "arrependido". Somente quando ele se arrepende é que ele ver a besteira que fez. Apocalipse 3:3 diz: Lembra-te, pois do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão e não saberás de modo algum quando virei contra ti.
      Depois que ele cai em si, logo toma duas decisões.  A primeira decisão que ele toma é “agir” Lucas 15:18, e a segunda é “pedir perdão e confessar seu pecado”
      E isso só acontece quando temos nossas mentes moldadas pelo Espírito Santo, através da leitura da Bíblia e buscando a Deus em oração, para nos orientar em tudo. Esse moço, o caçula de dois filhos foi moldado: primeiro pelo mundo, mas o Senhor é quem controla tudo, até mesmo sobre o pecado ele tem controle. Mas,  Ele nos alerta. Se de fato conhecemos ao Senhor, certamente cairemos em si, e arrependidos voltaremos apressadamente para os braços do Pai (Ef 5:14-17). Porque é nos braços do Pai que encontramos refúgio, é nos braços do Pai que encontramos um local seguro e é somente nos braços do Pai que temos nossas mentes moldadas. Minha oração, é para que tenhamos o mesmo ponto de vista do Senhor Jesus, quanto ao receber aquele que de alguma maneira errou, recebendo-o da mesma maneira que esse pai recebeu seu filho.

Mário Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários