domingo, 23 de outubro de 2011

O erudito e a bolha de sabão

A ciência incha, mas o amor edifica 1 Co 8:1b

Pesquisando na Internet achei em uma livraria na cidade de São Paulo, um livro do pastor Mauro Clark que fala a respeito do amor. Seu título é: VOCÊ AMA DE VERDADE? 
Depois de tentar ouvir na Internet e não conseguindo, resolvi então comprar um de seus exemplares.
Na segunda parte, no capitulo seis cujo o título é "Inchado", lemos o seguinte. 

            O professor recém-formado havia sido um aluno brilhante, dos melhores que haviam passado pelo seminário. Notas altíssimas, do primeiro ao último ano. Recebe uma bolsa para mestrado no exterior e brilha também lá fora. Retorna dois anos depois, trazendo na bagagem os mesmos resultados: desempenho excepcional. 
            Elogiado e respeitado por todos, retoma as atividades de professor, com a eficiência de sempre. Lia o Novo Testamento direto do grego, como se fosse em português. Em pouco tempo inicia um movimento para modificar a estrutura do seminário. Logo depois se envolve em conversas que questionavam a honestidade do diretor, um pastor com duas décadas de serviço e muito respeitado. Os dirigentes do seminário convocam o jovem professor para explicações. Olhar altivo e atitudes arrogantes, ele se recusa a comparecer e se demite com uma carta agressiva, fazendo-se de vítima. Muda-se para outra cidade, onde assume cargo em entidade evangélica. Pouco tempo depois se transfere para outra região do país e abandona o ministério. Na memória de muitos que conheceram o jovem mestre, a lembrança de uma inesquecível aula de muito conhecimento e pouco amor.  
            Quando diz "a ciência incha, mas o amor edifica", l Co 8:1b R.C. Paulo não estava condenando o conhecimento, mas a arrogância que o acompanha. Erudito que era, ele nunca se iludiu, acreditando que sua cultura, em si, valia alguma coisa. Nas exposições do Evangelho não hesitava em lançar mão do seu saber, mas em atitude humilde, cheio de amor pelas pessoas, plenamente consciente de que o importante era ser aprovado por Deus.  
            Tal como uma bolha de sabão, a erudição tem aparência bonita e atraente, mas é vazia e sem utilidade. Apenas quando utilizada em amor, é que adquire a solidez de material nobre, valioso e útil ao serviço de Deus.

Extraído do livro: VOCÊ AMA DE VERDADE?
Pr. Mauro Clark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários