quinta-feira, 28 de junho de 2012

AMIGA DA SINCERIDADE

“Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco” (II Coríntios 1:12). 

 Santidade e sinceridade andam de mãos dadas. Santidade e sinceridade são amigas. Paulo escrevendo aos Coríntios diz ter aprovação da própria consciência de que andava em santidade e verdade. Leia novamente suas palavras: “o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco”. O texto é rico em lições. Vejamos algumas: Primeira, é improvável que alguém diga que vive uma vida de santidade e não seja sincera. Semelhantemente é improvável que alguém diga que é sincera e não busque viver uma vida de santidade. Segunda, viver em santidade de vida e com sinceridade é graça de Deus. É Deus quem nos capacita a viver uma vida de santidade e sinceridade. O apóstolo diz que isso é “graça divina”. Sem ajuda de Deus jamais conseguiremos viver em santidade e sinceridade. Terceira, Paulo não faz diferença entre viver uma vida santa e sincera na igreja e no mundo. Viver em santidade e sinceridade de vida é dever de todos àqueles que se dizem filhos de Deus tanto na igreja, entre irmãos, como no mundo, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro lugar. Não podemos ser santos e sinceros somente entre os irmãos, mas em todos os lugares para que sejamos verdadeiras testemunhas de Cristo. Quarta, não há glória maior para um servo de Deus do que andar em santidade e sinceridade. Muitos se vangloriam de maravilhosos empregos, carrões, casas lindíssimas, jóias, dinheiro, mas não têm uma vida de santidade nem tampouco são sinceras. Quinta, o mais eficaz testemunho acerca da nossa santidade e sinceridade é a nossa consciência. Podemos fingir para muitos sobre nossa santidade e sinceridade menos para nossa consciência. Não podemos enganar nosso travesseiro. Um provérbio latino expressa bem essa verdade: “A consciência tranquila é o melhor travesseiro”. Sobre isso as palavras de Marco Túlio Cícero, filósofo, escritor e político romano são oportunas: "A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro."

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a viver uma vida de santidade e sinceridade. Que a minha consciência seja a primeira a testemunhar que minhas atitudes são verdadeiras. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários