segunda-feira, 18 de junho de 2012

HOMENS OU ANJOS?


E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Gênesis 6:1-2

Há um trecho na Palavra de Deus que causa grande dúvidas em muitas pessoas. Acredito que algumas pessoas erram fazendo comentários inusitados quando passam por essas passagens.
Refiro-me ao que está escrito em Gêneses 6:1-10, quando a Palavra de Deus relata um acontecimento um tanto quanto curioso. Um fato, envolvendo homens e anjos, causou tristeza no coração do Senhor.
Depois de um longo período de vida da população existente na terra conforme o capitulo cinco, começa um período de degradação do homem. Temos até aqui a geração de pessoas que provavelmente casavam-se com seus próprios parentes, pois o Senhor ainda não havia proibido o casamento entre parentes. Uma geração corrompida pelo pecado, geração que já havia cometido homicídios. Além de Caim, Lameque que já era neto da quarta geração matou dois homens Gn. 5:23.

No verso 1 desse capítulo lemos o seguinte:
E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram (ou agradaram). Gênesis 6:1,2
Sabemos que esses homens aqui são descendentes de Caim. São homens de carne e osso que tinham suas famílias formadas. Mas, havia também homens que a Bíblia da a eles o título de filhos de Deus. Quem seriam  eles? Seriam homens piedosos que a Bíblia chamou de anjos? Ou seria Enoque, homem que andou com Deus? Ou seria de fato anjos que na forma de homem desobedeceu ao seu Criador e tomaram para si mulheres e com elas tiveram relações?
Homens piedosos – Vimos que além de Caim, o Senhor nos mostra que Lameque também era assassino. Lameque havia matado dois homens. O primeiro porque o feriu, e o segundo por motivo fútil, apenas porque o pisou.  Não temos mais relatos de mais acontecimentos até aqui, mas vemos claramente o descontentamento do Senhor para com os homens, causando assim uma profunda tristeza no coração de Deus. Nos verso cinco lemos assim: E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gênesis 6:5. Maldade. Isso era uma das coisas que causou profunda tristeza no coração de Deus. Então não eram homens piedosos, porque o próprio Deus fala que o homem se tornou mau, e seus pensamentos são continuamente ruim.
Seria Enoque – Enoque filho de Jerede teve filhos e filhas e viveu 365 anos. Desses homens apenas Enoque e Noé escaparam da ira de Deus que viria através do dilúvio. Enoque já não era morador da terra, pois Deus o tomara para si. E Noé daria junto com sua família, um novo começo para a humanidade.
Filhos de Deus – Esses homens chamados filhos de Deus quem eram afinal. Falamos de homens como: Caim, Lameque e Enoque. Vimos que não trata-se desses homens, uma vez que eles não eram anjos. Temos um relato bíblico de quando Abraão foi visitado por três homens quando estava na sua tenda que diz: Olhou Abrão e viu três homens que vinham em sua direção. E quando os viu pediu para que não passasse dele. Observe, Abrão avista três homens Gn 18:2. No vs 1 a Palavra de Deus diz assim: Depois apareceu-lhe o SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. O Senhor junto com dois anjos apareceram a Abrão em forma humana. Provavelmente os filhos de Deus citados acima eram sim anjos.
Os filhos de Deus, identificados em outro lugar quase que exclusivamente como sendo anjos: Jó 1:6 e 2:1, fala que os filhos de Deus apresentaram-se ao Senhor. Nesta ocasião Satanás também apareceu. Esses filhos de Deus que apresentaram-se ao Senhor, acredito que eram de fato anjos. Jó 38:7 diz o seguinte: Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
Estando eles no estado físico, viram e tomaram esposas da raça humana. Isso gerou uma união sobrenatural que violava a ordem dada por Deus a respeito do casamento e da procriação (Gn 2:24). Alguns estudiosos tem argumentado que os filhos de Deus eram os filhos de Sete que coabitaram com as filhas de Caim; outros sugerem que os filhos de Deus talvez tenham sido reis humanos que queriam formar haréns. Porém, a passagem coloca forte ênfase no contraste entre o angélico e o humano. O NT coloca esse relato na sequência com outros acontecimentos de Gênesis e identifica-o como envolvendo anjos caídos que habitavam entre seres humanos. É o que sugere Macarthur.
A Bíblia deixa bem claro que os anjos que não guardaram o seu estado natural, foram punidos quando pecaram. Provavelmente aqueles a quem a Bíblia chama de filhos de Deus em Gn 6: 1-6 desobedeceram ao Senhor quando tomaram mulheres para si, e isso entristeceu profundamente ao Senhor, e Ele não poupou aos anjos e muito menos aos homens daquela época que eram desobedientes. Vejamos o que diz em ll Pedro 2: 4,5: Porque, se Deus não poupou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo; E não poupou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
Judas em sua carta nos lembra exemplo de algumas punições de ímpios, inclusive de anjos: Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande Dia; Judas 5,6
Macarthur também sugere o seguinte: Que de acordo com o que está escrito em Mateus 22:30, não nega, necessariamente a possibilidade de os anjos serem capazes de procriarem, mas diz apenas que eles não se casam. Para procriarem fisicamente eles teriam que possuir um corpo humano masculino. Mateus 22:30 - Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.  
Provavelmente esses filhos de Deus que a Bíblia relata em Gênesis 6: 1-6 são mesmo anjos, que não guardaram o seu estado natural.


Mário Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários