quinta-feira, 7 de junho de 2012

AS ARMAS E SEUS EFEITOS

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; II Co 10:4

As primeiras armas, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século IX.
Passaram-se alguns séculos desde sua invenção, e hoje existem centenas de tipos de armas. Armas sofisticadas, armas que atiram centenas de vezes por minuto. Armas que tem o poder de perfurar várias paredes, seja ela de concreto ou até mesmo de aço. Armas que viram em um ângulo de até 90º. AR15, FUZIL COLT M4, LANÇA BOMBAS, M15A4 E COLT M16A2 COMANDO. Esses cinco modelos que selecionei tem um poder incrivelmente destrutivo. Essas armas tem um alcance surpreendente. Mas, quais seus objetivos?
As armas são usadas por vários tipos de pessoas. Pessoas autorizadas e qualificadas para usalas, e as que não são autorizadas e muito menos qualificadas para usalas. Essas armas são limitadas. Observe no texto quando Paulo fala sobre as fortalezas existentes em Corinto. Nenhuma dessas armas tem poder para penetrar esse tipo de fortaleza. Mesmo que soldados bem preparados e equipados com as melhores armas entrassem nessa fortaleza, não conseguiriam ter êxito. A maioria das cidades antigas tinham uma fortaleza. Não era diferente em Corinto. A fortaleza da cidade de Corinto ficava ao sul no topo de uma colina nas quais os habitantes se refugiavam. Essas fortalezas eram preenchidas pelas forças descomunais do inferno, e somente poderiam ser destruídas com as armas espirituais.
Paulo nos mostra como nos preparar para lutarmos contra essas forças que nenhuma dessas armas que foram citadas consegue vencer. Em Efésios 6, ele nos ensina como nos preparar para essa batalha. Mas, um bom soldado precisa de uma boa arma, e essa arma é Espada do Espírito. (A BÍBLIA)
Não existe arma mais poderosa que a Palavra de Deus! Veja o imenso poder dela: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb 4:12
Conheço  um rapaz que é apaixonado por armas. Um dia me falando a respeito de algumas delas e seus efeitos, falei para ele que conhecia uma que era capaz de dividir a alma do espírito e juntas e medulas. Ele ficou louco pra saber que arma era essa. Então falei para ele que essa arma é a Bíblia. Imediatamente ele concordou, mas nossa conversa também terminou.
No AT, os crentes não são instruídos a atacar os demônios ou satanás (veja Jd 9) e sim atacar o erro com a verdade.
Pensamentos, idéias, especulações, raciocínios, filosofias, e falsas religiões (crenças) são as fortalezas ideológicas as quais os seres humanos usam como barricadas para se colocarem contra Deus e o Evangelho. Somente armado com a Palavra de Deus é que podemos vencer essas forças.
Veja o imenso contraste entre as armas que o homem inventou e a Palavra de Deus. AR15, FUZIL COLT M4, LANÇA BOMBAS, M15A4 E COLT M16A2 COMANDO. Ezequiel quando chama os intendentes da cidade que estavam armados, ele dá um nome aquelas armas. Ele as chama de armas destruidoras. Ez 9:1. Efeito destruidor.
Agora veja alguns dos efeitos da Palavra de Deus, observe o que Paulo disse: Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Efésios 6:17

Oração: Santo Deus, que nossas armas seja sempre a tua Palavra. Que tu Senhor, que és o general dos exércitos, sempre nos ensine a manusear bem a Espada do Espírito que é a tua Palavra.

Mário Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários