segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROCURA-SE

“Daí voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei. E ainda que digam: Vive o Senhor, de certo falsamente juram” (Jeremias 5:1,2).

No texto acima Deus lança um desafio ao profeta Jeremias. Novamente as palavras de Deus registradas pelo profeta: “Daí voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei”. Chega a ser dramático o apelo do Senhor quando diz veja “se achais alguém, ou se há um homem”. Em toda Jerusalém, a cidade da paz, não havia um só homem que praticasse a justiça e buscasse a verdade. O mais lamentável era que muitos diziam: “vive o Senhor”, contudo as palavras eram falsas. Proclamavam Deus com os lábios, mas o negavam com as obras. O texto traz reflexões agudas. Vejamos algumas: Primeira, é possível estar em “Jerusalém”, um ambiente religioso, envolto a cerimoniais litúrgicos e cúlticos e não encontrar ninguém com um coração voltado para Deus. O desafio é lançado para que Jeremias ache alguém em Jerusalém não é em terra pagã, mas na cidade da paz, na cidade de Deus. Segunda, é possível alguém conhecer lugares sagrados, fazer parte de uma igreja, ter um linguajar religioso e ao mesmo tempo ser injusto e falso. Apesar de morarem em Jerusalém, no lugar da adoração, no lugar sagrado, não havia um único homem ou mulher que praticasse a justiça e buscasse a verdade, antes a falsidade era companheira dessas pessoas. Terceira, declarações de fé dissociadas de uma vida reta é característica impar daqueles que não buscam a verdade. As pessoas estavam dizendo: “vive o Senhor”, mas só da boca para fora. Diziam que acreditavam em Deus, mas viviam como se ele não existisse. Quarta, um homem ou uma mulher sincera na presença de Deus pode fazer muita diferença. Note o que diz Deus no texto: “informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei”. Notaram as últimas palavras: “eu lhe perdoarei”. Sinceridade salva. Havia uma placa em Jerusalém nos dias do profeta Jeremias: Procura-se! Deus ainda hoje anda a procura daqueles que praticam a justiça e buscam a verdade. Espero que ao chegar em você a placa seja retirada, afinal, foi encontrado alguém que pratica a justiça e busca a verdade.  

ORAÇÃO: Querido Deus, em meio a uma sociedade moralmente e eticamente corrompida, me ajude a viver de um modo que agrade o Senhor. Ajuda-me a andar em sinceridade de modo que as minhas palavras sejam testificadas por minha maneira de viver. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários