quarta-feira, 13 de junho de 2012

TRÊS REIS MAGOS?

E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. Mt 2:1

Os três reis magos. É assim que muitas vezes ouvimos alguns irmãos falarem daqueles homens que vieram do oriente para adorar ao Senhor Jesus. Esse é apenas um dos erros frequentes daqueles que não se preocupam em não conhecerem melhor as Escrituras. De onde eram esses homens, quem eram e o que de fato eles eram? Ainda lembro-me do culto do dia 26/12/2004 na Igreja Batista Manancial em Fortaleza. Naquela noite, o título da mensagem foi; Natal de Herodes. Que mensagem bela aquela. Naquela noite aprendi que aqueles homens não eram três, não eram reis e não eram magos ( No sentido de não serem mágicos, feiticeiros ou adivinhos). Observe o texto quando diz: eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém. O que está errado em afirmar que aqueles homens eram os três reis magos?
1 - O número não é declarado. A idéia tradicional é baseada no número de presentes que foi levado para aquele que acabara de nascer. Jesus Cristo.
2 - O texto não diz que eram reis. Segundo a tradição judaica, eles eram homens de posição em sua pátria, que era situada nas proximidades da antiga Babilônia.
3 -  De fato a Bíblia os chama de magos. Mas, no sentido de que são sábios. Consideremos aqui três hipóteses. (1) Eles eram judeus que haviam permanecido na Babilônia depois do exílio e conheciam as predições  do AT sobre a vinda do Messias. (2) Eram pessoas que estudavam manuscritos antigos do mundo todo. Por causa o do exílio judeu, séculos antes, obtiveram cópias do AT. (3) Não foram atrás da estrela por meio de adivinhação, foi o próprio Deus quem os guiou. Receber uma mensagem especial de Deus foi essencial para encontrarem o Messias.
Portanto, quando você for falar sobre esses homens, lembre-se que eles eram homens sábios, influentes em suas nações e que não sabemos se eram três. Podiam ser dois, quatro ou até mais.

 Mário Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários