sábado, 23 de junho de 2012

INIMIGA DA SINCERIDADE

“Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão” (Salmo 19:13). 

O extraordinário escritor e filósofo iluminista francês Voltaire certa ocasião disse: “Deus me proteja dos amigos, que dos inimigos me defendo eu”. O salmista não pensava assim quando se referia à soberba. O salmista pede socorro a Deus quando o assunto é o orgulho. O salmista faz uma oração a Deus pedindo ajuda contra a soberba. Eis seu pedido a Deus: “da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim”. O salmista sabia que o orgulho tem a capacidade de ser o senhor de alguém. O orgulho tem o poder de escravizar pessoas. E mais, o salmista sabia que a soberba era a inimiga número um da sinceridade. Note o que diz o salmista: “Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão”. Pessoas orgulhosas geralmente não são sinceras. O salmista se refere ao orgulho como “grande transgressão”. Outro escritor francês Honoré de Balzac traduziu bem a distância que existe entre a soberba e a sinceridade quando disse: “Muitos homens têm um orgulho que os leva a ocultar os seus combates e apenas a mostrarem-se vitoriosos”. O orgulhoso não deixa transparecer suas falhas, seus combates, suas derrotas, pois se apresenta apenas como alguém sem defeitos, vitorioso. Isso não é sinceridade. Voltaire disse que dos inimigos cuidava ele. Nesse particular temos que discordar de Voltaire, pois sem a ajuda de Deus não temos como enfrentar esse grande inimigo da sinceridade. Alguém já disse com propriedade: “Certos amigos dispensam-nos de ter inimigos”. Isso vale para quem é amigo da soberba. Quem é amigo da soberba não precisa de inimigos, pois ela mesma já se constitui num grande inimigo. A inimiga número um da sinceridade é a soberba. Que possamos fazer a todo tempo a oração do salmista: “da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão”.

ORAÇÃO: Querido Deus, livra-me da soberba. Ajuda-me a combater o orgulho e a ser sincero em toda e qualquer situação, inclusive, em reconhecer que preciso do Senhor nas minhas lutas e combates da alma. 

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários