terça-feira, 15 de maio de 2012

“ASSIM SEJA”


“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém” (Efésios).

Com base nas estatísticas religiosas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou em 2011 uma radiografia da religiosidade do brasileiro.
Especialmente sobre o cristianismo a pesquisa da FGV mostra a ascensão do protestantismo e a queda do catolicismo no Brasil. Em 2003, segundo a mesma FGV, 74% dos brasileiros se identificavam como católicos, número este que caiu para 68,4% na pesquisa mais recente. Caso este percentual se confirme no Censo de 2010, o Brasil terá atingido sua menor proporção de católicos desde o primeiro recenseamento, realizado em 1872. Além disso, se a taxa de decréscimo do número de católicos se mantiver na ordem de 1% ao ano, o Brasil pode deixar de ser um país de maioria católica até 2030.
O protestantismo, por outro lado, elevou-se de 17,9% para 20,2% entre uma pesquisa e outra. No entanto, o protestantismo pentecostal, que teve grande crescimento na década de 1990, ficou praticamente estagnado passando de 12,49% para 12,76%. Enquanto isso, o número de evangélicos não-pentecostais passou de 5,39% para 7,47%.
Em suma o que queremos dizer é que o Brasil é o segundo maior país em número de cristãos do planeta e o primeiro em números de católicos. Mas a pergunta é: Será que esses quase 90% das pessoas que se declaram cristãs no Brasil amam sinceramente a Cristo?
Paulo finalizando sua carta aos Efésios declara: “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém”. Sobre isso algumas lições saltam aos olhos:
Primeira, a graça de Deus é companheira daqueles que amam sinceramente a Cristo. Graça significa “favor imerecido”. Quem ama a Cristo sinceramente pode contar com o favor de Deus.
Segunda, sinceridade é a marca daqueles que foram alcançados pela graça de Deus. É improvável que alguém não seja sincero tendo sido alcançado pela graça de Deus. A falsidade não condiz com quem foi alcançado pela graça de Deus.
Terceira, muitos podem se esconder por trás de uma capa religiosa e não serem sinceras para com Cristo. Paulo não faz alusão a denominações ou segmentos religiosos das pessoas em Éfeso, antes usa a expressão “todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade.” Alguém pode ser religioso, mas não amar a Cristo sinceramente.
Quarta, é fácil responder a um entrevistador do IBGE dizendo que acredita em Deus, mas as palavras do questionário têm que corresponder a uma vida que demonstre que de fato amamos a Cristo em sinceridade.
Quinta, a última palavra de Paulo aos efésios é “Amém”. Amém significa “assim seja”. “A graça seja com todos”. Esse é o desejo de Paulo para com os que amam a Cristo em sinceridade na cidade de Éfeso.
Assim seja, esse também é o nosso desejo!       

ORAÇÃO: Querido Deus, que o meu amor por Cristo seja sincero e traduzido numa vida que alegre o teu coração. Livra-me da religiosidade formal aquela que expressa crença nas palavras, mas nega nas atitudes.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários