sábado, 12 de maio de 2012

“NUVENS QUE NÃO TRAZEM CHUVA”


 “Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas” (Provérbios 25:14).

Um provérbio alemão diz: “O autoelogio cheira mal”. O provérbio alemão apenas ecoa o que diz o texto sagrado acima: “Como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas”. O autoelogio cheira mal porque pode esconder virtudes ou fatos que não são reais. Desconfie de quem gosta do autoelogio, pois por detrás do autoelogio pode estar mentiras. Ora, se o autoelogio por virtudes e proezas verdadeiras já não é bem-vindo, imagine alguém se gabar daquilo que não é ou nunca fez?  Um autor desconhecido nos legou um princípio formidável quando disse: "Sejamos como o sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio, não espera lucros nem fama, simplesmente brilha!" Nossos feitos fazem correr nossas virtudes. Quem se gaba muito geralmente é porque pouco ou nada fez ou faz.
Quem gosta de elogio tem terríveis dificuldades de conviver com a crítica. Sobre isso Norman Vincent Peale disse: "O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." (Ainda bem que ele disse “quase todos nós”. Há esperança!)
O texto sagrado acima se refere ao homem gabola e o define como “como nuvens e ventos que não trazem chuva”. Pessoas assim apenas criam expectativas. Nada mais frustrante do que criar expectativas e nunca vê-las sendo realizadas. Muitos já criaram grandes expectativas por meio de palavras que ouviram, mas que ao final foram “como nuvens e ventos que não trazem chuva”. O que dizer de políticos que se gabaram de seus feitos que nunca foram comprovados? O que dizer de líderes religiosos que se gabam daquilo que nunca fizeram? O que dizer de pais que se gabam de feitos que nunca foram realizados? O que dizer de filhos que se gabam daquilo que não passou de palavras ao vento?
A falsidade só cria expectativas que um dia serão frustradas, mas o homem sincero podemos parafrasear o texto sagrado acima dizendo: “É como nuvens carregadas de águas que inundarão a vida das pessoas com graça”. Que possamos aprender com o “astro-rei”, o sol, simplesmente brilhar. A sinceridade faz brilhar!     

ORAÇÃO: Querido Deus, livra-me de usar palavras falsas para proclamar aquilo que não fiz. Livra-me de usar palavras para proclamar o que não sou. Livra-me da falsidade.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários