segunda-feira, 7 de maio de 2012

SINCERIDADE: UMA VIRTUDE ARRELIGIOSA

“E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la” ( Gênesis 20:6 ).

            A primeira referência bíblica à palavra sinceridade foi dirigida a um homem pagão chamado Abimeleque, rei de Gerar. A esse homem que não era hebreu, religioso, ou mesmo pertencente à linhagem de Israel Deus disse: “Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto”. Sobre isso há lições preciosas no texto sagrado. Vejamos algumas:
            Primeira, Deus visita àqueles que agem com sinceridade de coração. O texto sagrado expressa essa verdade nas palavras: “disse-lhe Deus em sonhos”. O Senhor falou a Abimeleque em sonhos. Deus usa meios naturais e sobrenaturais para visitar àqueles que agem com sinceridade de coração. A sinceridade atrai Deus. 
Segunda, Deus sabe o que passa em nosso coração. O Texto diz: “Bem sei”. Deus sabe quando agimos com sinceridade. Nossas motivações jamais poderão ser ocultadas de Deus. Não podemos enganar a Deus.
Terceira, quando agimos com sinceridade de coração Deus nos livra de pecarmos. Note o que diz o texto: “também eu te tenho impedido de pecar contra mim”. A sinceridade do nosso coração pode nos livrar de grandes encrencas. Muitas dores poderiam ter sido evitadas se tivéssemos agido com sinceridade de coração.
Quarta, sinceridade é uma virtude que pode ser encontrada em pessoas fora do ambiente religioso. Se sinceridade é uma virtude que pode ser encontrada em pessoas fora do ambiente religioso, quanto mais deveria ser encontrada dentro da igreja. Contudo, o triste é que muitas pessoas que se dizem religiosas não são sinceras. Pouca ou nenhuma valia terá a religiosidade de alguém se suas atitudes não forem a expressão sincera de seus corações.
Quinta, é possível ser importante, rico e sincero. Abimeleque era rei. Um rei sincero. Em recente pesquisa foi veiculado que a classe mais desacreditada no país é a dos políticos. Que tristeza um Senador que não é sincero. Que tristeza um Deputado que não é sincero. Que tristeza um Governador que não é sincero. Que tristeza um Presidente que não é sincero. Que tristeza alguém importante, mas que não é sincero. 
Essas verdades podem ser resumidas nas palavras do extraordinário William Shakespeare quando disse: “Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são”.
    
     
ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a ser sincero em todas as minhas atitudes. Dá-me a convicção de que nenhuma intenção do meu coração pode ser ocultada do Senhor.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários