segunda-feira, 7 de maio de 2012

Na vertical

E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4:41

Durante uma das travessias no mar da Galileia, os discípulos e o Senhor Jesus enfrentaram uma grande tempestade. Mc 4:35-41
Quando lemos a cerca desses acontecimentos, ficamos imprecionados com o que o Senhor fizera diante daqueles homens. Pelo menos três vezes tive o privilégio de pregar nesse texto. Durante nossas leituras ficamos encantados com que aconteceu e conseguimos apenas enfatizar o que o Senhor fez. Sem sombra de dúvidas esse foi o principal dos acontecimentos naquele barco! Mas, há pelo menos quatro coisas que me chamam atenção nessa travessia, e uma delas são os comentários dos discípulos quando temendo diziam uns aos outros: quem é este que até o vento e o mar o obedece? 
Pouco antes de os discípulos verem uma das mais impressionantes demostrações de sua divindade, puderam presenciar um tocante retrato de sua humanidade. Ele estava tão cansado que nem o chacoalhar do barco o despertou, muito embora os discípulos temessem se afogar. Mas eles resolveram chamar o Mestre e presenciaram o Senhor ordenando aos ventos e ao mar que aquietassem.
Essa foi uma das provas mais convincente de sua divindade. Talvez a visão desses homens ainda era muita pequena quanto ao saber quem Ele era. Acredito que a maneira deles enxergarem ainda estava muito na horizontal, muito terrena. Depois desse acontecimento, esses homens iriam ver muitos outros sinais e maravilhas. Não tenho dúvida que eles sabiam que estavam com o Senhor. Mas suas maneiras de ver, de olhar para o Senhor foi mudada ali. Esses homens não conseguiam determinar o tamanho de sua grandeza, não conseguiam olhar apenas na horizontal. Somente aqui, é que eles começam a olhar Jesus na sua grandeza, sem saber quem era, mais sabiam que era grande.
Na visão horizontal, eles viam apenas um homem cansado. Depois que mar e as ondas acalmaram-se, eles olharam para o Senhor com outra visão, a de um homem poderosissímo.  Foi somente olhando para cima que esses homens mudaram suas maneiras de olhar, o olhar na vertical marcou o ministério e as vidas desses homens.
Qual tem sido nossa visão? Será que temos olhado para o Senhor apenas na horizontal, nos preocupando somente com nossas vidas aqui na terra? Será que estamos olhando para o alto uma vez que sabemos que o Senhor está nos preparando moradas lá no céu?

O olhar apenas na horizontal, não nos dá condições de pelo menos pensar qual o tamanho do Senhor Jesus Cristo.
Mas quando mudamos nossas visões horizontais para a vertical, aí fazemos igual Jó quando disse: antes te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Jó 42:5
Quando olhamos para o alto, começamos a entender e enxergar através da fé e com o poder do Espírito Santo, qual é a largura, e o comprimento, e a altura e a profundidade desse Deus tão poderoso.

Mário Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários