sábado, 5 de maio de 2012

“VOLTE AO NAVIO”



“BEM-AVENTURADOS os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor” (Salmo 119:1)

Na noite do dia 13 de janeiro deste ano o navio Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo quando bateu em uma rocha junto à ilha italiana de Giglio. Na ocasião o mundo ficou perplexo com mais um desastre de proporções catastróficas. No entanto, por ter acontecido bem próximo da costa, o número de vítimas fatais foi considerado relativamente pequeno comparado a outras tragédias. Fala-se em cerca de 30 mortes. Contudo, dois personagens dessa tragédia ganharam destaque mundial: o capitão do Costa Concordia, Francesco Schettino e o oficial da Capitania dos Portos da Itália, Gregório De Falco.
Contrariando a máxima de que o “capitão é o último a abandonar o navio”, Schettino foi o primeiro a abandonar o navio. Em meio ao desespero dos passageiros e toda a tensão do resgate, o oficial De Falco conseguiu localizar pelo telefone celular o capitão fugitivo Schettino, que estava em fuga numa lancha nas proximidades do navio.
Indignado com a atitude covarde de Schettino, o oficial De Falco dá ordem para que o capitão volte imediatamente para o navio e ajude a coordenar o resgate. Schettino se nega a voltar e o oficial De Falco, ameaça de prisão o comandante, caso ele não cumprisse imediatamente as ordens. Mesmo sob ameaça e apelos Schettino não voltou para o navio.
O heroísmo do oficial De Falco e a covardia de Schettino são contrastantes. O capitão Schettino foi treinado para cumprir ordens, mas a desobediência o tornou num símbolo de vergonha nacional. O oficial De Falco hoje é tratado como herói nacional. O desobediente Schettino está preso em prisão domiciliar e é vergonha nacional.
O texto sagrado acima diz que são “bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor”. Quem tem prazer em andar na lei do Senhor é feliz. Quem não tem prazer em obedecer à Palavra do Senhor faz parte do time de Schettino.  

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a ser um cumpridor da tua palavra. Livra-me da desobediência deliberada. 

 Pr. Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários