terça-feira, 8 de maio de 2012

SINCERIDADE E VERDADE: MARCAS DE UM SERVO DO SENHOR

“Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor [...] E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos” (Josué 24:14,29).


A vida é curta. Mesmo se vivendo 110 anos a vida passa. O texto sagrado acima registra as últimas palavras de um homem de Deus chamado Josué. Josué foi o sucessor de Moisés. Foi Josué quem Deus escolheu e incumbiu da gloriosa tarefa de guiar o povo para terra de Canaã e conquistá-la. A vida de Josué testifica a verdade das palavras do Nobel de Literatura de 1998, José Saramago: “A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver."
Josué deixou um legado. Josué serviu de exemplo enquanto viveu e mesmo depois de muitos anos da sua morte sua vida ainda era um modelo. No mesmo livro de Josué estão registradas essas palavras: “Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel” (Josué 24:31). O que levou Josué a ter uma vida tão impactante? Suas próprias palavras no texto acima revelam seu segredo:
·         Josué temia ao Senhor;
·         Josué servia ao Senhor com sinceridade;
·         Josué servia ao Senhor com verdade;
·         Josué não dividiu seu coração em adoração a nenhum outro deus;

Sinceridade e verdade eram marcas da adoração de Josué ao Deus de Israel. Sinceridade e verdade marcaram a vida de Josué. Deus continua fazendo coisas maravilhosas na vida e através da vida de homens sinceros que amam a verdade. Nas últimas palavras de Josué sinceridade e verdade não podiam faltar. Sinceridade e verdade não podem faltar naqueles que dizem servir ao Deus verdadeiro.  
Bem disse Benjamin Disraeli escritor e político britânico de origem judaica: “A vida é muito curta para ser pequena”. Não desperdice sua vida. Faça de sua vida um modelo a ser seguido pelas próximas gerações.

ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a ser sincero em todas as minhas atitudes. Ajuda-me a falar a verdade em toda e qualquer situação.


Pr. Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários