segunda-feira, 28 de maio de 2012

SECRETÁRIO OU SENHOR?

         
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:36

Num tom bem irônico já ouvi alguém orar assim: Deus eu determino que tu faças isso ou aquilo, Deus eu determino que mostre-me isto, Deus eu determino que cure, Deus eu determino que tu me de sabedoria. Essas são apenas algumas dentre muitas outras coisas absurdas que ouvimos. Você já observou que existem algumas pessoas que se pudessem mandavam no Senhor Jesus Cristo? Pessoas que acham que Ele é um servo seu, ou um qualquer? Pessoas que falam com o Senhor de qualquer maneira, e que mandam ao invés de pedirem? Você conhece alguém assim?
            Para alguns, Jesus não passa de um mero realizador de pedidos, aliás, de ordens. Vivemos em dias de inversões de papéis. O Senhor Deus é o secretário e o homem o senhor. Paulo em uma de suas mais belas falas disse: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.I Corintios 11:1. Na carta escrita aos Romanos, Paulo inicia falando primeiro da sua condição perante o Senhor. E a condição de Paulo era de servo, secretário, alguém que faz o que o seu Senhor quer. Rm 1:1.
Ainda em Romanos, Paulo também fala: Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós. Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Rm 1:9,10
           Paulo deixa bem claro que ele é o servo. Com uma grande vontade de viajar para ver alguns irmãos, ele não ousou ir sem ter a permissão de seu Senhor. Paulo era o secretário e Jesus o Senhor! 
         Um dos mais belos pedidos, foi feito pelo próprio Senhor Jesus Cristo quando esteve na terra em forma humana. Ele sabia que iria passar por um momento duro, momento de vergonha, dor e maldição, não exigiu e nem se apegou a seus direitos como Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo e tornando-se semelhante aos homens. Fp 2:6,7
           Jesus estava no Getsêmani com seus discípulos quando sentiu-se angustiado, e com profunda tristeza na alma a ponto de morrer. Seu desejo humano era de que Ele fosse livrado de tudo o que estava para acontecer.
          Talvez é nesse momento que o Senhor mostra sua maior condição de servo suportando todo aquele sofrimento. O Senhor Jesus nos dá pelos menos três lições aqui, mas quero enfatizar apenas uma das mais belas lições do Senhor Jesus. 
         Em Mateus o Senhor nos ensina como orar, mas durante a oração que Ele fez antes de ser preso, Jesus nos da uma grande lição. Seu maior desejo naquele momento era livrar-se do momento que o esperava, claro sabemos que as profecias sobre Ele estavam na iminência de serem cumpridas.
         Observe como o Senhor falou com o Pai: afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Qual o modo que você fala como o Senhor? Se você tem feito como estes que acham que está falando com qualquer um, cuidado. Procure colocar Deus no centro do seu querer, e não o ordene como muitos estão fazendo, achando que o Senhor é seu subordinado. Falar com o Senhor na posição de servo, é para poucos. Antes eramos servos e escravos do pecado, e hoje servimos ao grande Rei e Senhor.
      
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:36
 
Mário Alves


Um comentário:

Comentários