terça-feira, 22 de maio de 2012

“NÃO MATE O MENSAGEIRO”

“Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).

Nos tempos mais remotos era quase comum os reis mandarem matar os mensageiros que traziam más notícias, especialmente acerca de uma batalha perdida. Talvez essa seja a razão de um provérbio latino que diz: “não mate o mensageiro”. À semelhança dos antigos reis muitas pessoas continuam externando raiva com os mensageiros da verdade.
Alguém já disse que “por mais que a verdade doa, a sinceridade nunca magoa”. Desconfio que nessa frase haja apenas meias verdades. De fato, a verdade às vezes dói. Contudo, não acredito totalmente que todas as pessoas recebam a verdade sem ficarem magoadas. Infelizmente muitos preferem o elogio falso à franqueza amiga. A prova disso é que se uma mulher pergunta se está gorda, quer ouvir que emagreceu. Se uma mocinha aparece vestida com roupas que se assemelham a um carro alegórico numa festa, pretende que todos a vejam e comentem sobre seu vestido. Na igreja, no colégio, na cozinha, no trabalho, ou em qualquer outro meio, todos sonham com louvores e elogios. Sobre isso as palavras de Dostoievski me parecem mais fidedignas: “Não há no mundo coisa mais difícil do que a sinceridade e mais fácil do que a lisonja”.
Sobre isso, no texto sagrado acima o apóstolo Paulo apresenta algumas lições:
Primeira, mentira e verdade não podem andar de mãos dadas na vida de alguém que teve uma experiência com Cristo. Paulo dá duas ordens aos crentes da cidade de Éfeso: “deixai a mentira, e falai a verdade”. Mentira e verdade são antagônicas. A mentira é inimiga da verdade. Só há uma alternativa para quem conhece a Cristo: falar a verdade.
Segunda, a mentira interfere nas relações com o próximo. Note o que diz o texto: “deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo”. Se quisermos manter relações saudáveis precisamos aprender a falar a verdade com o nosso próximo. A mentira tem sido a causa de muitas desavenças nas relações.
Terceira, mentir para os outros é uma ofensa a nós mesmos. Veja o que diz o texto: “porque somos membros uns dos outros”. Quando mentimos para o pai, mãe irmãos, estamos desconsiderando os membros de nossa própria família. Quando mentimos para nossos irmãos na igreja estamos desconsiderando que fazemos parte de um mesmo corpo e família. Ninguém em sã consciência machuca o próprio corpo, mas infelizmente o fazemos quando mentimos para àqueles que são membros do corpo o qual também pertencemos.
   É verdade que às vezes algumas verdades doem, mas quem é sincero não tem nenhum interesse em nos ver trilhando a estrada do engano. Só mata o mensageiro da verdade quem tem compromisso com a mentira. Portanto, não “não mate o mensageiro”. 


ORAÇÃO: Querido Deus, ajuda-me a recepcionar o mensageiro da verdade mesmo que isso me leve a ouvir o que não gostaria. Ajuda-me ainda a me distanciar da mentira, da lisonja falsa e falar a verdade em toda e qualquer situação.

Manoel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários